domingo, 20 de outubro de 2013

REFORMA RELIGIOSA - PARA O 1° ANO DO ENSINO MEDIO

 

Martinho Lutero pregando suas 95 teses na porta da Igreja 

 REFORMA RELIGIOSA 

Texto de Gilberto Cotrim

 Motivações da reforma

      Ao longo da história, houve grandes divisões  entre os seguidores  do Cristianismo. No século X, deu-se a separação da Igreja  de Roma  e a Igreja Ortodoxa; outra grande  ruptura da cristandade, desta vez  na Europa Ocidental, no século XVI, no processo que ficou conhecido como Reforma Protestante. Varias transformações históricas ocorridas nos séculos XV e XVI podem ser associadas à Reforma.

Novas Interpretações da Bíblia

     No século XV, como vimos o alemão Johann Gutenberg desenvolveu a tipografia - processo  de impressão com tipos móveis de metal- cuja  difusão contribuiu para aumentar a produção de livros,  entre eles a BÍBLIA, que podia chegar as mãos  de um número maior de pessoas e fieis. Isso favoreceu o surgimento de novas interpretações dos textos  cristãos,  nem sempre em harmonia com a Igreja Católica.

Crítica ao comportamento do clero

     A esse tempo ampliou-se a critica  a certas criticas ao comportamento do clero católico. para ganhar dinheiro, o alto clero  iludia a boa fé de milhares de  cristãos  por meio da simonia, o comercio de relíquias sagradas, em geral falsas. eram vendidos  espinhos da cruz de Jesus, palhas da manjedoura,  panos embebidos do sangue de Jesus crucificado e outros objetos santos. Ao lado desse comércio fraudulento, membros da igreja passaram a vender Indulgências, isto é o perdão dos pecados. Mediante determinado pagamento em ouro e prata para obras da igreja os fieis seriam perdoados dos seus pecados e teriam o certificado da salvação eterna. Esse dinheiro era  destinados a financiar a construção da Basílica de São Pedro em Roma. Complicando ainda mais tudo isso os próprios sacerdotes da igreja católica desconheciam a doutrina e demonstrava falta de preparo para as funções religiosas.

Nova ética religiosa

     A Igreja católica censurava a usura (lucro exagerado obtido com a cobrança de juros excessivo sobre dinheiro emprestado a alguém), e o lucro e defendia o preço justo. Assim alguns  comerciantes ficavam divididos  entre a busca do lucro e as obrigações morais, que recomendavam moderação. Os defensores dos grandes lucros  econômicos  se sentiriam mais confortáveis  se pudessem  contar com a nova ética religiosa, adequando ao espírito capitalista. Essa necessidade  da burguesia foi atendida, em grande parte pela ética protestante , que surgiu com a Reforma

Reforma Luterana

   Martinho Lutero (1483-1546) Nasceu na Alemanha, influenciado pelo pai estudou Direito, mas tinha inclinação para vida religiosa e em 1505, após ter quase morrido  em uma violenta tempestade, ingressou na Ordem dos Agostinianos, que sugere as ideias de Santo Agostinho. Em 1510, viajou a Roma, sede da Igreja Católica. Regressou profundamente  decepcionado devido ao ambiente de corrupção e avareza do alto clero. 

A Salvação pela fé

     Entre 1511 e 1513, Lutero aprofundou-se  nos estudos religiosos e amadureceu  novas odeias teológicas.No livro de São Paulo na Bíblia encontrou uma frase que lhe pareceu fundamental: O justo se salvará pela fé, interpretando esta mensagem concluiu que o homem pecador só poderia ser salvo pela fé em Deus. graças a misericórdia divina. Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro, as venda de indulgências se intensificaram autorizadas pelo papa Leão X. Escandalizado com essa atitude do papa, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja de Wittenberg (cidade atual da Alemanha) um manifesto público- as 95 teses- em que  protestava contra  essa atitude  e expunha alguns elementos de sua doutrina religiosa.
    Iniciava-se assim, a longa discussão entre Lutero e  as autoridades católicas, que terminou na excomunhão*( expulsão da Igreja) em 1520. para demonstrar desprezo em relação à Igreja Católica, Lutero  queimou a bula papal que o condenava. Com apoio da nobreza  e da alta burguesia, Lutero divulgou  sua doutrina  religiosa  pelo norte da Europa.
     Entre os principais pontos da doutrina luterana,  destaca-se a FÉ cristã como o único caminho para a salvação eterna; a bíblia  como a única fonte  para a fé; e o livre exame pelos fieis.( interpretação). Além disso o luteranismo não aceitava  o culto às imagens religiosas e a autoridade do papa, também  revogou o celibato.
     1529, os nobre alemães luteranos protestavam contra as autoridades as medidas  que impediam cada estado de adotar sua própria religião. Foi a partir desse momento que se difundiu o termo PROTESTANTISMO para designar os não- católicos.


Reforma Calvinista


     João Calvino nasceu na França (1509-1564) estudou Teologia  e Direito.  Era seguidor de Martinho Lutero, ele também foi considerado herege*( que não cumpre ou contraria os dogmas da Igreja) e perseguido pelas autoridades católicas, fugiu para Suíça onde o movimento protestante se desenvolvia.
Ele pregava a predestinação absoluta- dizia que o ser humano estava predestinado  a merecer o céu ou o inferno. explicava que algumas pessoas haviam sido eleitas por Deus para serem salvas , enquanto outras condenadas a maldição eterna. Sua religião condenava o jogo, o culto à s imagens de santos,  as danças e o uso de roupas luxuosas e joias. quem descumprisse era severamente punido. 
     O trabalho intenso e constante era recompensado pela prosperidade econômica, foi interpretado pelos seguidores de Calvino  como um sinal de salvação predestinada. Ao pregar o estímulo ao trabalho, a condenação ao desperdício e a preguiça, essas ideias iam de encontro com  os interesses burgueses. Afinal  segundo o Calvinismo, os indivíduos não seriam salvos por aquilo que fizessem nas  pela vontade divina. Não podendo interferir  nessa vontade, cada pessoa deveria viver de acordo com suas possibilidades. Embora o  luxo  fosse censurado, a  acumulação de  riquezas e o lucro  não eram imorais nos termos  que a nova religião  foi instituída. O Calvinismo espalhou-se pela França, Holanda, Inglaterra, e Escócia.

Reforma Anglicana

     Henrique VIII, rei da Inglaterra de 1509 a 1547, fora um rei aliado ao papa, recebendo  o título de "defensor da fé" .Entretanto,uma serie de  questões  o levaram a romper com a Igreja católica  e fundar a Igreja Anglicana. Um dos principais motivos  para essa atitude era o poder político. O clero exercia grande influencia na Inglaterra, e para fortalecer o poder da monarquia inglesa, era preciso reduzir a influencia  do papa dentro do país. A Igreja era proprietária de muitas terras e monopolizava o comercio de relíquias sagradas. Setores da nobreza queriam apossar-se das terras e dos bens da igreja e para isso era preciso enfraquecer seu poder. Além disso o rei Henrique VIII teve negado o seu pedido de anulação de casamento com Catarina de Aragão. ele queria romper  o matrimônio para se casar com Ana Bolena. Ele alegava querer um filho homem para ser seu herdeiro no trono. Diante da recusa do papa, o rei convocou o parlamento e o alto clero inglês que lhe concederam o divórcio. em 1534 o parlamento  votou o ato de supremacia , pelo qual o Rei Henrique VIII tornava-se o chefe supremo da Igreja na Inglaterra. Assim foi fundada a Igreja Anglicana, sem grandes  modificações da Igreja Católica.  Assim, o poder da Igreja Católica foi enfraquecido e o Anglicanismo foi imposto a todos à toda Inglaterra, mas houve varias tentativas de implantar o Calvinismo e reação da Igreja Católica pelos sucessores de Henrique VIII.

CONTRA- REFORMA  

     A Europa dos séculos XVI e XVII foi palco de  lutas e intolerâncias religiosas. Diante do avanço protestante, a primeira reação das autoridades católicas foi punir  os principais reformadores. Com isso, esperavam que  as ideias reformadoras  fossem sufocadas  e o mundo cristão  recuperasse  a unidade perdida. A tática, entretanto, não deu certo. O protestantismo espalhou-se pelo continente, conquistando um numero  crescente de seguidores. em  aproximadamente 50 anos, as igrejas tiveram adesão de 40% dos europeus ocidentais.
     A reorganização da Igreja Católica ficou conhecida como Contra - Reforma e foi liderada pelos papas Paulo III, Paulo IV , Pio V  e Sisto V de 1934 a 1590. Criaram;
    A ordem dos jesuítas: Inácio de Loyola  fundou a Companhia de Jesus ou Ordem dos Jesuítas. Inspirados na ordem militar, os jesuítas se consideravam os soldados de  da Igreja  e tinham por missão combater a expansão do protestantismo. Criaram escolas religiosas e se empenharam na catequeses dos não- cristãos, isto é converter ao catolicismo povos que  dos continentes recém descobertos  pelos europeus( como no caso dos índios do Brasil).

Concílio de Trento

     No ano de 1945, o papa Paulo III convocou um Concílio, cujas primeiras reuniões foram realizadas em Trento  na Península Itálica. Os bispos reunidos no Concílio  de Trento  apresentaram  um conjunto de  de decisões  que procuraram  garantir a fé católica e a disciplina eclesiástica:  reafirmaram pontos básicos da Igreja Católica, como  os sete sacramentos( batismo, crisma,  Eucaristia,  matrimônio, penitência, ordem  e extrema- unção). Restabeleceu-se também, como a legítima  a concessão de indulgencias. Em Trento, também foram reiterados outros princípios tradicionais do catolicismo:
  • A salvação humana  depende da fé e das boas obras. Rejeitava-se, portanto a doutrina  da predestnação;
  • O dogma religioso, tem como  fonte a bíblia  e a tradição religiosa . O papa reafirmava sua posição de sucessão de Pedro, a quem Jesus Cristo teria confiado a  construção de sua Igreja;
  • Cristo estaria presente no ato da Eucaristia( a comunhão), no pão e no vinho, pelo poder de sua palavra e do seu espírito. Esta presença real de Cristo era rejeitada pelos protestantes.  
Os bispos  determinaram, ainda a elaboração de um catecismo com os pontos fundamentais da doutrina católica., a criação de seminários para a formação de sacerdotes e a manutenção do celibato sacerdotal.

A Volta da Inquisição

     Os tribunais  da Inquisição, criados pela Igreja Católica em 1231 para investigar   e punir " crimes contra a fé católica", foram  com o tempo  reduzindo suas atividades em diversos  países.  Mas, com o avanço do protestantismo a alta  hierarquia  da Igreja  e alguns  governantes  católicos decidiram  reativar a Inquisição. Uma das contribuições da inquisição foi a criação da lista de livros proibidos aos católicos  - o INDEX. Além disso receberam  do papa  autorização para utilizar até mesmo a tortura  como forma  de obter a confissão dos ousados.
 Caros alunos, depois de terem lido o texto de Gilberto Cotrim sobre a Reforma Religiosa,  proponho a realização dessas  atividades no caderno, ok? Assunto de prova!!
  1. Comente  as transformações que possibilitaram a contestação à Igreja  Católica no século XVI.
  2. Identifique  os principais aspectos divergentes entre a doutrina luterana e a doutrina Católica
  3. Explique  os motivos  que levaram Lutero a questionar  as autoridades religiosas de Roma.
  4. Compare as motivações Calvinistas e Anglicanas para promover  a Reforma Religiosa.
  5. O que foi a Reforma católica quais as suas principais medidas?
  6. Explique o que são  relíquias e indulgências?
  7. O que levou o rei Henrique  VIII a fundar sua própria Igreja?
  8. O que foi a Contra Reforma?
  9. Quem fundou a Ordem  dos Jesuítas?
  10. Para que servia a Ordem dos Jesuítas?
  11. O que era o Index?
  12. O que pregava João Calvino?
  13. O que Martinho Lutero condenava em sua doutrina?

     ASSISTAM AO FILME:        LUTERO

 


Bons estudos!! Bjins  ;)  Profª Dulce Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário