quarta-feira, 30 de outubro de 2013

GUERRA DA SECESSÃO

Guerra da Secessão

A GUERRA CIVIL AMERICANA 

(1861-1865 )



Na segunda metade do século XIX, a escravidão  nos EUA gerava grande polêmica  e dividia o país.

O intenso crescimento territorial na primeira metade do século XIX, acompanhado de um rápido aumento da população, com muitos imigrantes europeus atraídos pela facilidade de adquirir terras, tornava ainda mais flagrante, o contraste entre o desenvolvimento do norte e o atraso do sul.
A economia nortista buscava a ampliação dos mercados consumidores e a proteção de seu mercado consumidor interno com a adoção dessas medidas. O sul, representado pelo Partido Democrata, marcado por uma economia escravista e agroexportadora, não aceitava nenhuma dessas medidas republicanas. Desse modo gerou-se um impasse sobre qual a política a ser adotada pelo Estado norte-americano.
Tal divergência política chegou ao seu auge quando, em 1860, Abraham Lincoln – principal líder do Partido Republicano – ganhou as eleições presidenciais. Ele era contra a extensão da escravidão. Com sua chegada ao poder, a vitória do projeto desenvolvimentista dos estados do norte parecia ser inevitável. Inconformados com essa situação, os estados do sul armaram um movimento separatista que deu origem aos Estados Confederados do Sul.
A integração de novas terras a oeste intensificou  o enfrentamento entre abolicionistas e  escravistas em meados do século XIX. Os Estados do Nort queriam restringir  a escravidão  nas novas áreas, e o sul  não reconhecia  a autoridade do Congresso para proibir  a escravidão.
Tão importante quanto a escravidão para eclodir a guerra, foi o projeto economico a ser adotado  pelos Estados Unidos. Interessados em estimular sua crescente indústria, o Norte defendia  o aumento das tarifas para se proteger da concorrência dos produtos  importados  e criar um poderoso mercado interno. O sul queria manter as tarifas baixas para importar a custos baixos.
O acesso às terras do oeste também dividiu as duas regiões. Preocupados  que os baixos preços estimulassem  operários tentassem a vida em novos territórios, os capitalistas  do norte  conseguiram que  o congresso  impusesse preços altos  para a  compra dessas terras. Os sulistas  ao contrario, desejavam  que as terras  fossem mantidas a preços baixos  para expandir suas lavouras.

 A Guerra de Secessão iniciou em 1861 e se prolongou durante quatro anos e acabou sendo vencida pelos nortistas em 1865, que contavam com exércitos mais bem armados. Essa guerra mobilizou aproximadamente mais de dois milhões de homens e contou com uma avançada tecnologia de guerra.

Ao decretar a vitória do norte, o modelo industrialista passou a nortear a política econômica norte-americana. Já em 1863, os escravos foram libertos. Com o rápido processo de desenvolvimento do capitalismo, a nação norte-americana se tornou uma das principais potências econômicas do mundo contemporâneo.

Considerada a maior guerra civil do século XIX, a Guerra de Secessão foi vital para o desenvolvimento capitalista dos Estados Unidos, pois somente com o seu término criou-se no país um mercado unificado, baseado no modelo industrial nortista, representando assim, o primeiro grande passo para o avanço capitalista, que levará os Estados Unidos à condição de principal potência hegemônica do mundo no século XX. 
 Referências:
projeto Araribá p. 194/195
<http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/guerra-secessao.htm> 


ASSISTA AO FILME O PATRIOTA!! MUITO BOM!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário