quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MATO GROSSO DO SUL SOB O DOMÍNIO DOS ESPANHÓIS

   

A REGIÃO DE MATO GROSSO DO SUL

 SOB O DOMÍNIO ESPANHOL



ORIGENS DO POVOAMENTO DE MS 10.000 a.C. a 15.000a.C.: diversas hipóteses: primeiros habitantes indígenas, ancestrais dos ameríndios contemporâneos Guarani, dos quais restam os Kaiowá e Ñandeva; Outros povos estabelecidos no pantanal: Aruak, dos quais temos os Terena, Guaicuru, Guaná ou Kadiwéu; outros grupos: Ofayé-Xavante e os Guató.  Em 2005, segundo dados da FUNASA, a população indígena do estado se elevava a mais de 50.000 indivíduos, configurando o segundo em população indígena; Habitam atualmente o Mato Grosso do Sul:Terena, Ofayé, Kadiwéu, Guató, Guarani (subgrupos Kaiowá e Ñandeva), Kinikinau, Chamacoco e os Kamba. As maiores populações são das etnias kaiowá (29.097), Terena (20.940) e Guarani (10.070). 

A OCUPAÇÃO DE MS E O DOMÍNIO ESPANHOL As terras do Mato grosso dos Sul pertencia a Espanha pelo tratado de Tordesilhas.  A descoberta e a conquista das terras de Mato Grosso do Sul iniciou-se com as notícias de riqueza do Império Inca, no Peru. Em 1510, Juan Diaz de Solís tentou o Império Inca pelo estuário do Rio da Prata. Sua viagem foi trágica, porque acabou sendo morto pelos índios Após perder o comandante, apenas onze sobreviveram entre eles, Aleixo Garcia - o primeiro europeu a percorrer as terras do atual MS, Alcançou pelo Rio Paraguai a região onde hoje é Corumbá. Após permanecer com os indígenas por 8 anos Aprendeu a língua e os costumes da Nação Guarani Criou um laço de amizade com eles. Em 1525 Aleixo  organizou uma expedição com cerca de 2 mil guarani e trouxe da Bolívia ouro e prata. Partiu da ilha de Santa Catarina em direção ao Peru Seu objetivo era encontrar um caminho pelo litoral Atlântico adentrando no estuário do rio da Prata até chegar nas Minas do Peru Nesse trajeto ele: atravessou a Serra de Maracaju desceu o rio Miranda navegando pelo rio Paraguai, alcançou a região de Assunção trouxe prata e cobre da Bolívia Aleixo Garcia foi o primeiro europeu a pisar o solo sul-mato-grossense.
         A Administração espanhola no Mato Grosso do Sul de acordo com Tordesilhas, a região do MS pertencia à Espanha O rei espanhol concedeu terras aos Adelantados Criou vice-reinados e capitanias 1534: fundação do Adelantazgo da Província do Rio da Prata (MS, MT, GO, RS, PR, SC, MG, SP, ARG, URU, PAR, BOL) Algum tempo depois, no começo do século XVII, esta divisão administrativa foi separada em duas: A Província do Rio da Prata, com sede em  Buenos Aires e a Província do Paraguai, com sede em Assunção. As terras do Mato Grosso do Sul passaram então a província  do Paraguai até 1750, quando  mudaram para o domínio de Portugal  conforme o tratado de  Madri, firmado  entre Espanha e Portugal. Sendo assim somente a partir do século XVIII que Mato Grosso do Sul  passou a fazer parte  do Brasil, que , por sua vez, ficou independente de Portugal só em 1822. A  função do Adelantado (quem recebia terras do governo espanhol) era impedir a presença lusitana nas Minas do Peru e assegurar a posse a oeste de Tordesilhas, garantir a livre navegação em toda a região platina, e para garantir a posse no território do Mato Grosso, fundam na porção sul as Missões Jesuíticas do Itatim Os jesuítas são os primeiros europeus a se fixarem no Mato Grosso.

 A Forma de trabalho indígena era a Encomienda: o rei espanhol permitia ao colono a exploração do trabalho indígena nas suas terras em troca de alimento e catequese.

Mita: os índios (mitayos) eram enviados às minas de pratas em troca de uma baixa remuneração.
 Tentativas de Povoamento A primeira cidade fundada em território de MS foi Santiago de Xerez por Ruy Diaz de Guzman, em 24 de março de 1593, nas proximidades dos rios Miranda e Aquidauana. Xerez era parada de descanso e abastecimento das expedições que buscavam minas de prata no Peru. Em 1600, Xerez possuía 4.500 habitantes, até ser destruída pelo bandeirante Raposo Tavares em 1632. Escavações arqueológicas em Xerez-15km de Aquidauana MS-2007/2008  Parte da região do atual Mato Grosso do Sul era conhecida pelo termo guarani Itatim (pedra branca). A duração da missão do Itatim foi curta e estendeu-se entre 1631 e 1659, época em que os constantes ataques das expedições bandeirantes concentraram-se na região abaixo do rio Apa; foram destruídas pelo bandeirante Antonio Raposo Tavares, em 1648 que capturava índios para escravizar.

ENTRADAS, BANDEIRAS E MONÇÕES- séc. XVII
Entradas: expedições oficiais dirigidas ao sertão para conquistar terras; Bandeiras: expedições particulares, organizadas principalmente por paulistas, com objetivos de capturar índios e procurar metais preciosos; destacam-se os bandeirantes: Fernão Dias, Raposo Tavares, Jorge Velho, Pascoal Moreira Cabral, e outros. Vendiam índios para a mão -de -obra dos colonos portugueses que não podiam comprar escravos africanos, que eram mais caros. Monções: expedições fluviais regulares que faziam o abastecimento entre São Paulo e Cuiabá.  Desbravar as matas  brasileiras significava  enfrentar  perigos diariamente. As  cobras venenosas, por exemplo.  Aqueles que conheciam os segredos  das matas tinham mais chances de sucesso. Era o caso de muitos desbravadores paulistas, que eram filhos de  índios ou casados com índias, para sobreviver era necessário  conhecer as plantas comestíveis e as venenosas, saber onde encontrar água como reconhecer rastros de bichos. Além da fome , muitas doenças  rondavam os desbravadores( malária e febre amarela) transmitidos pelos mosquitos das florestas tropicais. Muitos morreram com essas doenças como o bandeirante  Fernão Dias, que durante muitos anos tentou descobrir esmeraldas. Os aldeamentos jesuítas eram muito cobiçados pelos bandeirantes interessados em vender  os índios  como escravos.  Eles sabiam que nos aldeamentos encontrariam  índios em grande quantidade de uma só vez. Os bandeirantes desrespeitando o Tratado de Tordesilhas, passaram a invadir  as terras  espanholas para capturar índios  aldeados nas missões.  Algumas inclusive no território do atual Mato Grosso do sul, Raposo Tavares foi responsável pela invasão na Província  do Itatim em 1648. Penetrando no interior do Brasil  os bandeirantes contribuíram para a expansão  do domínio português na América colonial dando a forma que o Brasil tem hoje.

OURO EM CUIABÁ 1719- Pascoal Moreira Cabral, subindo o rio Cuiabá em busca de indígenas, encontrou grande quantidade de ouro às margens do rio Coxipó-Mirim, a partir daí formaram-se os primeiros núcleos de povoamento no sul de Mato Grosso, nos caminhos das Monções.  Nesse mesmo ano ocorre a fundação de Cuiabá.  Mato Grosso do Sul pertencia à Espanha; incorporado ao território português em 1750 (Tratado de Madri). 1824: a Capitania de Mato Grosso tornou-se Província o  primeiro governador: José Saturnino da Costa Pereira. Sua preocupação, bem como dos governadores. posteriores foi a de defender as fronteiras com o Paraguai e Bolívia. 1775- contraíram o Forte Coimbra – à margem direita do rio Paraguai. Em  1778 o Forte de Nossa Senhora do Carmo do rio Mondego, deu origem à cidade de Miranda; 1778 Forte Albuquerque, deu origem à cidade de Corumbá.

CRIAÇÃO DE COLÔNIAS MILITARES Em 1854, o ministro da Guerra, Luís Alves da Lima e Silva ordenou a criação de colônias militares nas fronteiras: 1855- às margens dos rios Brilhante e Nioaque, daí surgiu a cidade de Nioaque. Em  1856-Colônia militar dos Dourados, às margens do rio Dourado, localizada hoje no município de Antonio João. Em  1862-Núcleo Colonial do Taquari, para abrigar um destacamento militar, atual Coxim.

A PECUÁRIA E O APARECIMENTO DE CIDADES Ponte sobre o rio Paranaíba- divisa entre MS e MG. Sant’Anna do Paranahyba, importante entroncamento visto que por ali passava a estrada do Piquiri, que servia tanto aos que vinham de Cuiabá,quanto aos que iam para Uberaba ou Araraquara. Elevada a município em 1857; Arraial de Santo Antonio de Campo Grande, fundado em 1875 , por José Antonio Pereira. Três anos antes, ele e sua comitiva, provenientes de MG, seguiram uma trilha aberta por soldados durante a guerra do Paraguai e acamparam na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Em 1899 foi Criado o município de Campo Grande.


Responda:


  1. Por que entre 1534 e 1750, a região do MS pertenceu a Espanha?
Entre 1617 e 1750 em que província  espanhola estava situado  o atual MS?

  1. Quem foi Aleixo Garcia?
  2. Para que vieram os padre jesuítas espanhóis a partir de 1600?
  1.  Por que os bandeirantes portugueses tinham interesses na captura de índios?

  1. Por que os bandeirantes preferiam atacar os aldealmentos jesuítas?
  1. Em 1648 as Missões do Itatim foram invadidas, por qual bandeirante?
  1. O que são Entradas?
  1. O que são Bandeiras?
  1. O que são monções?
  1. A invasão dos bandeirantes  ao território espanhol resultou em que?


Referência:
GRESSLER, Lori Alice, MELLO, Luiza. MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS. Dourados,2005.








2 comentários:

  1. Ola Dulce! Muito util o texto publicado. É uma pena que já está escasso o livro do qual tiraste o texto. Valeu! Grata!

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Eu tbm gosto, pois tem uma linguagem de fácil compreensão para turminha do 7º ano.

    ResponderExcluir