Olá alunos do 1° ano!!
Nesse 2° bimestre iremos estudar A Grécia Antiga.
Leiam o texto extraído do livro didático do 6° ano, de Nelson Pilleti & Claudino Pilleti ( editora Ática) com uma linguagem de fácil entendimento. Aproveitem!!
Sugiro que assitam a esses vídeos para ampliar os conhecimentos a respeito dessa grande civilização.
Ainda recomendo as obras de Homéro - Ilíada e Odisseia.
Referências:
Livro didático de 6° ano
PILLETI, Nelson & Claudino História e Vida Integrada, Editora Ática Brasilia /DF.2008
Bons estudos!! ;)
Nesse 2° bimestre iremos estudar A Grécia Antiga.
Leiam o texto extraído do livro didático do 6° ano, de Nelson Pilleti & Claudino Pilleti ( editora Ática) com uma linguagem de fácil entendimento. Aproveitem!!
GRÉCIA ANTIGA
A Grécia Antiga localizava-se no sudeste da Europa, bacia oriental do Mar Mediterraneo entre os mares Jônio e Egeu. A região de relevo bastante acidentado com várias cadeias de montanhas, isso dificultava a comunicação terrestre. O litoral era muito recortado com muitas ilhas, que facilitava o comercio marítimo. A História é dividida em 5 períodos, sendo ele: Pré-Homerico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenistico.
No período Pré - Homérico a Grécia foi invadida por diversos povos: aqueus, jônios e os eólios, e também os dórios.Os aqueus fixara-se na península do Peloponeso, e fundaram a cidade de Micenas , estabeleceu estreita relação com os habitantes da ilha de Creta, localizada ao sul, do mar Mediterrâneo. Essa relação entre Nicenas e Creta originou-se a cultura creto-micênica. Os cretenses dedicava-se ao comercio, dominavam a escrita e destacaram-se nas artes como arquitetura, escultura e pintura.
Mais tarde por volta de 1400a.C. o povo aqueus que ja haviam absorvido boa parte do conheciemnto dos cretenses dominaram essa sociedade, atacando e conquistando Cnossos, a principal cidade cretense.
Depois vieram os jônios e os eolios e por último os dórios. Esses aniquilaram a sociedade dos aqueus. essa invasão dos dórios, marca o início do período Homérico. Com a Chegada dos invasores, muitos habitantes migraram para outras regiões, como o interior do continente e o litoral da Ásia Menor. Isso fez com que surgissem em toda a região pequenas comunidades, oeganizadas conforme laços de família.
Foram os dórios que fundaram a cidade-Estado de Esparta e os jônios fundaram a cidade de Atenas. As duas principais cidades da Grécia Antiga.
O período Homérico é estudado até hoje por muitos arqueólogos e historiadores, pois por muito tempo, todas as informações que se tem desse período foram encontradas nas obras do poeta Homéro: Iliada e Odisseia. - Daí o nome atríbuido ao periodo - Homérico. Mas, um arqueólogo chamado Henrich Scliemann interessou-se por esse período, financiou uma viagem até a Grécia ( Istambul) próximo da Turquia descobriu uma grande arca com muitos objetos entre eles uma máscara que segundo análises com carbono 14, foi constatado que era do ano 1400a.C. o que comprova a história contada nos poemas de Homéro. Ilíada narra a a guerra dos gregos contra Troia ( Ilion). E Odisseia narra as aventiuras de Ulisses
(Odysseus) em seu regresso para encontrar a mulher e ao filho na Ilha de Ítaca.
Nessa época ( sec VIII a.C.) a vida era baseada a família ou o clã. O clã era comandado por um chefe ou patriarca. A propriedade era coletiva. Cultivavam-se cereais, videiras e oliveiras. Criavam-se cabras, ovelhas e porcos. Também produziam objetos de cerâmica, tecidos rústicos, armas e embarcações. O comércio funcionava a base de trocas de mercadorias.
O fim do período Homérico, é marcado perlo crescimento da população e escassez de terras férteis. Essa situação provocou a crise , que desagregou as comunidades baseadas em parentesco.
assim, as terras pertencentes ás grandes famílias acabaram sendo divididas entre seus menbros. Os paremntes mais proximos do patriarca ficaram com as melhores terras, dando orígem a uma grande desigualdade social. Constitui-se dessa forma, uma poderosa aristocracia rural. Uma pequesa parte que detinha de muitas terras, e uma grande parte da população ( pequenos agricultores)com pouca terra, outros ainda sem nada.Muitos conflitos surgiram. E áoara se fortalecer, alguns clãs procuravam unir a outros. Assim construiram fortalezas nas colinas centrais dos vales, cercadas por muralhas de madeira. Aos poucos , as pessoas foram abandonando as comunidades e isntalando-se perto das muralhas.
Esse processo deu orígem ás pólis ( cidades- estados da Grécia). eram cidades independntes entre si, cada uma tinha suas leis, seus deuses, seu governo, inicialmente eram governadas por um rei, um conselho de nobres e uma assembleia de guerreiros. As principais cidades da Grécia foram: Atenas, Esparta, Tebas, Mégara, Corinto, Mileto, Argos e Mégara.
Observe o mapa.
Sugiro que assitam a esses vídeos para ampliar os conhecimentos a respeito dessa grande civilização.
Ainda recomendo as obras de Homéro - Ilíada e Odisseia.
Parte1
parte 2
parte 3
Livro didático de 6° ano
PILLETI, Nelson & Claudino História e Vida Integrada, Editora Ática Brasilia /DF.2008
Curiosidades da Grécia
Nenhum comentário:
Postar um comentário